FOTOS: após temporal, praia de Balneário Camboriú tem banhistas em meio a sujeira e máquinas de limpeza
17/01/2025
Mesmo contra recomendação, frequentadores encontraram brechas na areia para aproveitar o dia com algumas aberturas de sol. Município decretou emergência após receber em 24h quase todo o volume de chuvas esperado para janeiro. Praia Central, de Balneário Camboriú, passou por limpeza após tempestades
Redes sociais/ Reprodução
A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, amanheceu com banhistas em meio ao barro, sujeira e máquinas trabalhando na limpeza da orla nesta sexta-feira (17), um dia após o município receber em 24h quase todo o volume de chuvas esperado para janeiro.
Imagens aéreas, feitas pela equipe da NSC, mostram que frequentadores encontraram brechas na areia para aproveitar o dia com algumas aberturas de sol (veja abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
AO VIVO: acompanhe a cobertura das chuvas em Santa Catarina
Alguns também arriscaram banho de mar, embora o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) desaconselhe a prática. A previsão de chuva se estende até o final da noite, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado.
A cidade e outros nove municípios decretaram situação de emergência por causa dos temporais. Uma morte foi confirmada em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Duas pessoas se feriram, 781 estão desabrigadas e mais de 100 estão desalojadas em várias cidades.
Pessoas encontraram brecha na areia após temporal alagar Praia Central, em Balneário Camboriú
Patrick Rodrigues/ NSC
Na quinta-feira (16), Balneário Camboriú registrou uma série de alagamentos, inclusive na Avenida Atlântica, um dos cartões-postais da cidade, que contorna a orla da Praia Central (veja como ficou a praia abaixo).
Praia Central de Balneário Camboriú passou por limpeza após chuvas volumosas
Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação
As ações de limpeza e desobstrução começaram na manhã desta sexta-feira pela cidade e, às 13h45, já tinham terminado na Praia Central. Durante a tarde, equipes seguirão atuando para "recompor e nivelar a área da praia" com uso de patrolas, retroescavadeira e um trator de esteira.
A maior parte dos resíduos coletados, conforme a prefeitura, eram galhos, matéria orgânica e alguns plásticos.
Segundo a prefeitura, em boletim divulgado às 12h desta sexta-feira, foram registradas 192 ocorrências, sendo 69 casos de alagamentos e inundações, desde as 6h do dia anterior. Foram resgatadas 16 pessoas e três animais.
Ao todo, conforme o município, houve cinco desmoronamentos e cinco quedas de árvores, entre outras ocorrências.
Praia Central, de Balneário Camboriú, após chuvas que alagaram orla
Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação
Alertas
Santa Catarina segue nesta sexta-feira em alerta para novos deslizamentos provocados pela chuva que segue na Grande Florianópolis, no Litoral Norte e no Vale do Itajaí.
Florianópolis decretou emergência e começou a sexta com pontos de interdição e suspensão das linhas de transporte público.
Conforme a Defesa Civil, o número de pessoas que precisaram deixar as casas pode ser ainda maior pois há dificuldade na coleta de informações nos municípios. Segundo o órgão, em boletim divulgado às 14h15, a situação é a seguinte:
Desabrigados: mais de 1 mil
Desalojados: mais de 1,3 mil
Cidades que decretaram situação de emergência:
Balneário Camboriú
Camboriú
Governador Celso Ramos
Tijucas
Biguaçu
Florianópolis
Porto Belo
São José
Ilhota
Palhoça
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias